Estágio Medicina Tradicional Chinesa
Estágio Medicina Tradicional Chinesa
Tratamentos intensivos de Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Existe a possibilidade de levarmos pacientes para realizarem tratamentos intensivos de MTC. Com possivel acompanhamento no seu país de origem através de consultas de Telemedicina e com o apoio de um terapeuta de MTC local. Caso, alguém tenha interesse, poderá enviar-nos a história clínica do paciente, para à posteriori o hospital na China realizar um plano de tratamentos e respetivo orçamento para cada caso clínico especifico.
Considerado um dos mais reconhecidos Hospitais de MTC da China localizado num ambiente paradisíaco.
Local: Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Sanya
Cidade de Sanya, Província de Hainan – China
Hospital Universitário das seguintes Universidades:
-
- Guangzhou TCM University
- Southern Medical University
- Hainan Medical University
Datas do Estágio
4 de Dezembro a 14 de Dezembro ou finalizar a 29 de Dezembro de 2023
(Viagem a 1 de Dezembro e regresso a 15 ou 16 de Dezembro, ou a 30 de Dezembro de 2023)
Estágio de 2 semanas ou 4 semanas
Programa do estágio de MTC – (4 a 15 de dezembro de 2023)
4 de Dezembro (Segunda-feira): Início do estágio de MTC
Manhã 9:00 – 10h: Visita ao Hospital
10h – 12h: Diagnóstico de check-up de Medicina Tradicional Chinesa com médico de MTC que analisará o desequilíbrio energético de cada aluno.
(A ideia é que cada aluno possa aprender mais sobre a sua própria saúde e tratá-la durante a sua estadia no Hospital e que cada aluno possa partilhar entre si a sua evolução durante o estágio).
Tarde: 14:30 – 18h: Discussão do estado de saúde de cada aluno e da terapia que pode ser útil para cada caso clínico, com base no seu tipo específico de constituição MTC.
(A ideia é aprender e testar os conhecimentos de MTC de cada aluno, para que possam aprender mais sobre o diagnóstico e o tratamento protocolar)
5 de Dezembro (terça-feira)
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura ou Tuina.
Tarde: 14:30 – 18h: Palestra sobre Dietética da MTC: Explicação das prescrições dietéticas da MTC para cada aluno.
16:20 – 18h: Palestra sobre Diagnóstico da Língua e Pulsos segundo a MTC, tomando como exemplos as línguas e pulsos dos alunos.
6 de Dezembro (quarta-feira)
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura ou Tuina
7 Dezembro (quinta-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura ou Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Técnicas especiais de agulhas e localização de Acupontos.
16:20 – 18h: Acupunctura para o zumbido.
8 Dezembro (sexta-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica em Pediatria e MTC OBS e Ginecologia
Tarde: 14:30 – 16h: Visita à fábrica de medicamentos à base de plantas do Hospital de MTC de Sanya.
16:20 – 18h: Explicação sobre os produtos à base de plantas fabricados e vendidos pelo Hospital.
9 e 10 Dezembro (sábado/Domingo): TEMPO LIVRE – Visita a locais turísticos e desfrute da vida turística em Sanya, vá às praias paradisíacas, parques naturais de florestas tropicais, fontes termais, mercados noturnos, etc…
Visita a locais turísticos e desfrute da vida turística em Sanya. Vá às praias paradisíacas, parques naturais
11 Dezembro (Segunda-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura e Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Terapia dos Meridianos Colaterais.
16:20 – 18h: Acupunctura e Fitoterapia Chinesa para a enxaqueca.
12 Dezembro (Terça-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura e Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Acupunctura no tratamento complementar do cancro.
16:20 – 18h: Acupuntura em doenças reumáticas autoimunes.
13 Dezembro (quarta-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura e Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Acupunctura e fitoterapia chinesa na insónia.
16:20 – 18h: Acupunctura e Fitoterapia Chinesa na ansiedade e ataques de pânico.
14 Dezembro (Quinta-feira):
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura e Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Acupunctura e fitoterapia chinesa nos sintomas de burn-out e exaustão.
16:20 – 18h: Acupunctura e Fitoterapia Chinesa na Depressão.
15 Dezembro (sexta-feira)
Manhã 9:00 – 12h: Prática clínica no departamento de Acupunctura e Tuina
Tarde: 14:30 – 16h: Partilha das suas próprias experiências de tratamento com MTC.
16:20 – 18h: Cerimónia de encerramento – Entrega de Certificados.
Jantar de conclusão do Estágio em MTC.
16 e 17 Dezembro (Sábado/ Domingo): Tempo livre e regresso a Portugal.
Nota: O programa do Estágio de MTC entre dia 17 e 29 de Dezembro 2023, será adaptado de acordo com a preferência dos alunos que decidirem estudar nessa altura, podendo esse grupo de alunos selecionar os temas e os professores que preferirem melhor.
Despesas incluídas no plano da viagem
Estão incluídas as estadias em Sanya: Total da propina do estágio de MTC e alojamento em quarto duplo para 15 noites a começar no dia 2 Dezembro (Domingo) e acabar no dia 16 de Dezembro (Sábado). (Caso opte, por quarto individual terá de pagar a diferença, neste caso será mais 300Eur para o estágio de 2 semanas). (Estadia sem pequeno almoço). Estão ainda incluído os transportes entre o Aeroporto e a cidade de Sanya.
Não estão incluídas
Estimativa de outros custos associados à viagem
Informação de compra dos bilhetes de avião
Inscrições e prazos de pagamento
Até 15 de Outubro 2023: Inscrição através de um formulário e com depósito do valor do estágio com alojamento de 800€ + IVA. O valor do estágio poderá ser devolvido através de um pedido formal de cancelamento, caso pretenda desistir da viagem, ou no caso de não se cumprir o nº mínimo (10 indivíduos) exigido. Caso contrário, a partir do dia 15 de Novembro os 800€ + IVA não serão reembolsáveis em caso algum.
Quais as vantagens de realizar estágio no Hospital de MTC de Sanya relativamente a outros Hospitais na China?
Avaliação
Nível A (Um dos Hospitais de MTC mais bem avaliados da China, que oferece serviços de Educação em Medicina; Investigação; serviços de intercâmbio e cooperação na área de Medicina Tradicional Chinesa.
Corpo docente
Médicos famosos de MTC de várias províncias da China, com graus académicos elevados e reconhecida experiência clínica.
Referência Universitária e Institucional a nível nacional e internacional.
Hospital de MTC afiliado à famosa Universidade de Medicina Chinesa de Guangzhou; protocolos de cooperação com o famoso Hospital de Medicina Chinesa de Guangdong; serve também como hospital académico da Universidade de Medicina do Sul e da Universidade de Medicina de Hainan. O hospital é uma referência como centro de ensino de telemedicina, foi autorizado como base de intercâmbio e cooperação internacional pela Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa da República Popular da China, e é também uma referência nacional em cooperação com várias instituições estrangeiras no domínio da Medicina Tradicional Chinesa. Este hospital é uma referência na China como base internacional para serviços de Medicina Tradicional Chinesa, e é frequentemente homenageado pelo seu avançado sistema de cuidados de saúde.
Equipamentos Médicos
Equipamentos inovadores e modernos de MTC para diagnosticar e tratar problemas de saúde de acordo com os princípios energéticos de MTC.
Infraestruturas
Infraestruturas de qualidade, pois o governo Chinês investiu imenso neste Hospital, para o tornar de referência a nível mundial, para atrair Turismo Médico Internacional na área de MTC.
Localização
Fica localizado numa ilha tipo Hawai, a poucos minutos de praias paradisíacas, e com uma temperatura média anual de 25ºC.
Ambiente
A ilha de Hainan não tem indústria poluidora. O governo Chinês tem planos de transformar a ilha de Hainan num santuário de saúde a nível nacional e internacional. Tendo os níveis de pureza do ar mais elevados de toda a China.
Contactos para mais informações e inscrição:
Dr. João Carrilho
Telefone: +351 966 226 553
Email: carrilho.mtc@gmail.com
Turismo Sanya, Hainan, China
Comentários dos Estagiários
“Foi uma experiência riquíssima, pedagógica, cultural e, claro divertida. A programação da viagem e preparativos foi atempada e clara.
O Estágio cumpriu com os meus objetivos de viagem: conhecer um pouco da realidade de cuidados de Medicina Tradicional Chinesa no seu contexto de origem, conhecer as infra-estruturas e alguma da coordenação de serviços do Hospital, apreciar o raciocínio de diagnóstico dos clínicos, aprofundar os conceitos teóricos de MTC e tratamento nas diversas modalidades (incluindo alguns gestos de punctura e manipulação de agulha com o Dr Yang, treino de leitura de língua e pulso, prática de Taiqi Chuan) e apreciar o conteúdo académico de MTC por palestras teóricas sobre diversos temas, de índole predominantemente clínica.Foi útil teres avisado sobre a nomenclatura utilizada dos pontos (por nome em chines) dada a sua utilização na prática corrente do hospital. Na prática deste estágio, todos nós safávamos em descobrir rapidamente de que ponto se estava a falar.
Pese embora o estágio não seja de fitoterapia, a escrita em caracteres chineses não nos permite apreciar a composição das formulas prescritas. Sugiro a quem tenha interesse nesta parte que fotografe sistemática da fórmula após cada caso com tradução ulterior pelo google translate.
Embora a integração de cuidados Medicina Ocidental com MTC esteja presente em pano de fundo nos casos com maior organicidade que observámos, a perspetiva apreciada no estágio foi predominantemente de MTC. Àqueles que procurem de como se faz este equilíbrio, sugiro um estágio mais longo ou num serviço próprio (e.g. SU ou no internamento)A experiência cultural, incluindo a gastronómica, foi excelente. Comer bem e barato, começar o dia com aqueles pequenos almoços deliciosos……Até fico com fome só de pensar nisso! O Parque de Pandas, o Mosteiro e KTV foram experiências muito interessantes e que me parecem que enriquecem o programa de estágio e, claro, o convívio.
No global uma experiencia muito boa João, o meus Parabéns pelo trabalho, motivação e dedicação que reparei estarem sempre presentes em ti antes e durante (e pressuponho que depois) o estágio ;-) “
“A viagem à China no âmbito do estágio hospitalar e universitário na cidade de Luzhou, foi a realização de um objetivo após 5 anos de curso e muitos outros de formações e de estudos em Medicina Tradicional Chinesa.A oportunidade única de conhecer a M.T.C. e a sua aplicação nos tratamentos hospitalares diariamente foi a certeza de que é possível aqui em Portugal aplicar o mesmo conceito. A possibilidade de escolha do tratamento médico pelos pacientes é na realidade uma mais valia para uma melhor recuperação.Foram 17 dias intensos, uma aventura…Inseridos na comunidade, vivenciamos uma cultura diferente com hábitos muito próprios e isso permitiu perceber ainda melhor a ideologia e conceitos inerentes à aplicação da M.T.C. na prática.O conhecimento adquirido com a prática hospitalar, desde a consulta ao diagnóstico e tratamentos, os quais tivemos a oportunidade de seguir em vários pacientes, observando a evolução nessas duas semanas foi sem dúvida uma mais valia em competências e enriquecedor em experiência e aptidão para aplicar no nosso dia a dia.Em relação às patologias que mais surgiram em consulta (AVC e Paralisia Facial), a eficácia dos tratamentos nos mesmos, deixou-me expetante quanto à possibilidade de um dia poder vir a ser aplicado aqui em Portugal no Serviço Nacional de Saúde, depois de ter observado a mais valia da aplicação da M.T.C. nestas patologias em particular. Mas….Dos temas desenvolvidos na Universidade, foi possível perceber a eterna e incrível busca do conhecimento. Uma busca constante, com dedicação e que inspiram qualquer um com a humildade com que aceitam aprender com outras práticas e conhecimentos…A entrega dos professores e Doutores em nos transmitirem o maior conhecimento possível em tão pouco tempo foi excepcional.Excepcional foi também o grupo de colegas deste estágio, amigos que ficamos e com quem espero um dia poder voltar à China.O Hotel que considero de muita qualidade (bom quarto e bom pequeno almoço, bom aquecimento) também foi uma mais valia por estar situado perto quer do hospital, quer da Universidade.Quero agradecer-te João por esta organização que considero Excelente.Estou de coração cheio e fica a Paixão por um País e um Povo que me inspiram, assim como a certeza de que a Medicina Tradicional Chinesa é sem dúvida uma mais valia no tratamento da saúde em geral.O meu muito e muito obrigada…”
“Relativamente à prática clínica propriamente dita, só tenho aspetos positivos a enumerar. Considero que tenha sido muito proveitosa, tanto pela disponibilidade dos professores em ensinar-nos como pelo tipo de consultas/tratamento que observámos. Todos os médicos/professores foram impecáveis, sem exceção. A possibilidade de treinarmos uma nova técnica de punção foi outro aspeto positivo. O hospital ofereceu-nos excelentes condições e o tempo de prática por dia foi o ideal, na minha opinião.As aulas teóricas foram também uma mais valia sem dúvida, permitindo-nos compreender melhor algumas das metodologias adoptadas durante a prática.Quanto à cidade de Luzhou, acho que não se podería ter feito melhor escolha. Somos sempre muito bem recebidos, a cidade era calma, segura e limpa e o hotel foi um espectáculo. O facto de ter o pequeno almoço incluído facilitou-nos muito as nossas manhãs. Ficava localizado a uma distância perfeita do hospital e da Universidade com oferta de diversos serviços nas redondezas, facilitando-nos na adaptação.Quero agradecer-lhe uma vez mais por esta oportunidade e por todo o empenho e dedicação no planeamento desta viagem.Espero por mais aventuras como esta em que o conhecimento, o companheirismo e a diversão estiveram de mãos dadas. Não trocaria nem um segundo desta viagem!”
“Em primeiro lugar acho importante perceber a razão da minha escolha de ida neste destino tão distante como é a China. Comecei a trabalhar na área recentemente e percebi que para conseguir ser uma ótima profissional e conseguir obter resultados precisava “viver” a medicina Tradicional chinesa, e porque não ir diretamente à fonte? E assim foi, após alguma pesquisa encontrei de facto algumas opções que se encaixavam no que procurava. Achei o programa muito aliciante e principalmente um pouco livre. Chegou o dia, conheci aqueles que seriam os meus colegas e amigos nos próximos 15 dias e quem sabe dai em diante. O João, com o qual já tinha trocado muitos e-mails, e que com toda a paciência me respondeu prontamente e me ajudou em todas as minhas dúvidas “existenciais”. Ele que foi organizador e coordenador daquela que, até agora foi a melhor viagem da minha vida, sempre se mostrou pronto a atender a todos os nossos pedidos tendo sempre em conta o que cada um de nós queria ou não fazer. A sua experiência na China ajudou bastante tanto na comunicação, como nos permitiu usufruir daquilo que é mais tradicional e culturalmente mais puro que a China tem para nos oferecer.O Estágio abrangeu duas vertentes muito importantes: aulas com professores chineses, que abrangeram vários temas e estágio hospitalar. Fomos recebidos como “Reis” e rainhas. Aprendi e absorvi tudo o que podia naqueles 15 dias que pareceram 2 dias.Espero e sei que um dia o João e quem sabe o mesmo grupo de amigos regressem à China, quem sabe por mais tempo. Muito obrigada João e professora DrªCoco por todo o carinho e vontade de partilhar os vossos conhecimentos connosco.”
“Sendo que esta foi a minha primeira vez na China, tudo o que aconteceu e que vi supreendeu-me muito pela positiva. Sinto muitas saudades de tudo, pois nunca pensei que iria sentir me assim XD!!Em relação ao estágio em Luzhou, adorei a forma como os doutores nos acolheram no hospital. Nunca nos sentimos destacados. Gostei do modo como foi realizado as consultas. Quer o doutor Zhang e o doutor Jiang, ensinaram nos muito e tiveram o prazer de partilhar os seus conhecimentos. Achei que o doutor Zhang foi o melhor. Ele para além de nos explicar o tratamento e falar bem o inglês, fazia nos bastantes perguntas, o que melhorou ainda melhor a nossa prática clinica. Ele fazia nos pensar e puxar pelo nosso conhecimento tornando o estágio mais interessante.A doutora Jiang e seu pai (Dr Jiang YongSheng), para além de falarem algum Português por terem vivido em Moçambique muitos anos, achei-os maravilhosos. Partilharam todo o conhecimento que tinham sem esconder nada. foram bastante abertos e obrigaram-nos a praticar as suas técnicas acupunturais. O que foi ótimo para todos nós. Foi e vai ser uma boa ferramenta de trabalho!Na universidade, as aulas foram muito interessantes. Todos os professores disponibilizaram do seu tempo para nos dar aulas e todas elas foram ótimas. Não foram uma seca e criávamos interação entre nós.Em relação há comida, estava com receio que não me ia dar bem devido ao picante, mas consegui sobreviver. Se tenho que escolher o local onde comi melhor, vou escolher aquele há frente do hospital. Creio que todos gostaram daquele cantinho, sem comida picante e quentinha. Mas de um modo geral gostei quase de todos os pratos.O Hotel de Luzhou era muito bom, principalmente o pequeno almoço.As cidades de Chengdu e Luzhou supreenderam-me bastante. Realmente senti-me uma formiguinha. Adorei as luzes dos edificios que brilhavam há noite. Nunca pensei que seria parecido a Las Vegas. Luzhou para mim foi uma grande surpresa. Pequena mas cheia de vida de dia e noite.Em relação ás pessoas, apesar de ser um povo que ainda se está a abrir ao mundo, nunca nos sentimos inseguros e perdidos. Pensei que nos descartassem por sermos ocidentais e nos olhassem de lado mas nunca aconteceu. São um povo paciente e disposto a ajudar. Mesmo se não nos entendiamos, eles faziam do melhor para nos entender.Por último, em relação ao nosso grupo de estágio, adorei todos. Eramos perfeitos uns pós outros. Mesmo quando algo não corria bem, depois passava. É normal numa viagem destas com um grupo não conseguirmos adaptar aos gostos de cada um mas no final acho que todos nós fizemos de tudo para criar esta aventura um momento mágico e maravilhoso.Também quero agradecer há personagem principal que realizou este estágio- ao João. Sei que demos cabo de ti mas valeu muito a pena. Muitos parabéns pelo que fizeste e o que fazes. Estes estágios nunca são só para estudo, aprendizagem, conhecimento mas também para nós mesmos. Agora acredito que estas viagens podem mesmo mudar uma pessoa.”
“Começo por agradecer o seu convite para participar no seminário na China sobre MTC, no início hesitei dado o meu nível de conhecimentos estarem muito aquém do dos restantes participantes. Contudo, foi uma experiência muito rica e vasta de experiências, outras realidades e novos conhecimentos que abriram janelas para o futuro…O João, obviamente foi o elemento fundamental sempre atento, preocupado para que nada ficasse ao acaso e tudo fez para que nada falhasse, dando-nos preciosas informações para nos prepararmos para a viagem, durante a viagem e em toda a estadia, sempre presente e colaborante.Começo por dar uma nota positiva pela agência de viagens escolhida, nomeadamente toda a atenção e disponibilidade do Sr. Márcio que foi excepcional!A viagem correu bem e sem incidentes de percurso, os hotéis foram muito bem escolhidos quanto a conforto e respetiva localização.Tanto no Hospital como na Universidade tivemos aulas muito interessantes, importantes e diversificadas. Os professores e doutores na generalidade muito preocupados em ensinar e transmitir seus conhecimentos e suas práticas, pessoas generosas, pacientes, interessantes e de vastos conhecimentos. Bem Hajam!!Fiquei muito satisfeito por todos os conhecimentos variados e complementares e sem dúvida alguma importantes que me abriram janelas para o futuro… De referir a nova tecnologia que trouxe comigo, a Bioelectricidade!Não posso deixar de referir um aspecto muito importante que foram os companheiros de viagem! Tivemos um ambiente de camaradagem e amizade durante toda a aventura e para o nosso futuro, foi estupendo!!Uma experiência que repetiria sem margem de dúvida, obrigado João.”
“Eu considero-me uma pessoa optimista e no começo adorei tudo e todos, agradeço a disponibilidade do Joao e dos medicos que se dispuseram a nos ensinar. Nesse sentido foi muito rico o estagio, logo a universidade e o hospital superarão as minha expectativas foi como ver o futuro das nações que vão dar cuidados ao planeta terra que está a precisar com urgência da nossa consciência, estamos a melhorar o sistema substituindo as energias para algo mais ecológico e renovável, penso que esta nova geração vai com tudo nessa direção portanto a medicina não deve ficar para trás porque partir da saúde é que vamos a mudar a consciência individual de cada um de nós!”